Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!
O Ceará é aquele Estado que fica à direita do mapa e tem uma forma bem parecida com a do Brasil. Sua capital, Fortaleza, margeia umas bandas do Oceano Atlântico, onde as águas são de um verde que Deus foi buscar lá na escala Pantone! A areia é fofa e branquinha e as dunas são como montanhas de neve que o vento escultura. Nesse pedacinho do Globo, o céu é mais azul e o sol comparece todas as manhãs, mesmo no inverno, entre um chuvisco e uma neblina. E nem em dias raros de chuva pra valer, Fortaleza anoitece sem ver a luz do astro. Por isso, é também conhecida como “Terra da Luz”.

Conforme já havia falado em “Minha Louca Vida”, durante as minhas viagens pelo Brasil, muitos colegas de profissão ficam entusiasmados ao saber que sou do Ceará. E, de certa forma, estimulados por mim, planejam suas próximas férias aqui. Pois bem! Eis o roteiro prometido aos meus amigos publicitários, pra melhor aproveitarem esse pedacinho porreta do nordeste.

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!
AV. BEIRA MAR
Onde FicarHospede-se no Meireles, ou bairros adjacentes (Aldeota, Varjota, Praia de Iracema ou Dionísio Torres). De preferência, em hotel/pousada próximo ou na própria Avenida Beira Mar. Fazendo jus ao nome, ela beira o mar da Praia do Meireles, popularmente conhecida como Praia do Náutico. Um pedaço privilegiado da orla de Fortaleza, onde todas as manhãs, e também ao entardecer, pessoas de todas as idades caminham, sentem a vida. As crianças vão no “Trem da Alegria”, uma jardineira que passa tocando aquelas músicas do tempo do “Balão Mágico”, cheia de personagens da Disney, mamães, vovós e algodão doce. Na “Praça dos Estressados” tem sessão de massoterapia pra quem quiser relaxar ao ar livre. Não falta gente no quiosque do energético de guaraná com amendoim. Quem prefere (como eu), saboreia uma água de coco gelada no canudinho, economizando goles, pra não acabar logo.
Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!
ENTARDECER NO PORTO DAS JANGADAS. A FOTO É MINHA (A FILHA E O GENRO, TAMBÉM)
Um pouco mais à frente, o porto das jangadas. Estas, ancoradas às margens de um mar tranquilo, são ícone de cartões postais. Nesse ponto, nos fins de tarde, assistimos à chegada dos pescadores com suas redes carregadas de peixes saltitantes. Alguns passos adiante, esses frutos do mar podem ser comprados fresquinhos, de todas as espécies, nos muitos boxes onde estão à venda, bem em frente à famosa sorveteria “50 Sabores”. Ponto de referência que eu não iria citar a toa, não fosse pra atiçar a sua saliva com o gosto gelado das frutas tropicais do nordeste.

Assim é a Avenida Beira Mar. De um lado, a praia. Do outro, hotéis, prédios suntuosos e restaurantes. Não é uma área adequada para banho. Mas, tem infinitas belezas e o melhor da nossa gastronomia. Há também uma tradicional feirinha que se ergue diariamente no calçadão, com tudo o que oferece o artesanato cearense. São bordados, crochês, rendas, redes, garrafinhas de areia colorida que retratam as paisagens do Ceará, castanha, docinho de caju e suvenires de todos os tipos.

Fortaleza tem atrativos para todos os gostos e estilos. Se você procura uma programação mais jovem, quer ver gente bonita e curtir uma balada, há diversas opções na cidade. À noite, os barzinhos são o ponto de encontro da galera. A partir das 2h da madruga, esses estabelecimentos dão lugar às boates mais badaladas. Depois, a onda é pegar um rango, ou se já for dia, tomar o café-da-manhã em alguma padaria da cidade.
Que barzinhos ir?Zug Choperia (Rua Professor Dias da Rocha, 579 – Aldeota)
http://www.zugchoperia.com.br/
A programação varia entre o jazz e o pop-rock nacional e internacional. Bandas ao vivo com programação de quarta a domingo revezam com vídeos exibidos nos telões.
M Bar (
A. Senador Virgilio Távora, 999, no cruzamento com a Av. Dom Luís, no Varanda Mall).
Gente bonita, cerveja gelada e boa música, ao vivo.
Butiquim (Rua Frederico Borges, 27, loja 1 – Varjota)Os destaques da casa são o bolinho frito feito com massa de feijoada, recheado com bacon e couve, e a moela ao molho de cerveja preta. Oferece música ao vivo nos fins de semana.
Picanha do Cowboy (Av. D Luís, 685 – Aldeota)
O ambiente é rústico com ar country. A música ambiente vem dos dvd’s musicais exibidos, exceto às noites de quinta-feira e sábado, que tem música ao vivo, no gênero pop-rock internacional.
Degusti (Rua Vilebaldo Aguiar, 352 – Papicu)
Esse bar é mais freqüentado pela galera “menos jovem”, digamos, os maiores de 30. O lugar é aconchegante e além da boa comida, você ouve do jazz, blues, pop-rock, à MPB e bossa-nova.
Amici’s Sport Bar (R. Dragão do Mar, 80 - Praia de Iracema)
http://www.buoniamicis.com.br/
Construído em um antigo galpão de cerca de 100 anos, totalmente restaurado e tombado pelo Patrimônio Histórico, o Amici's está localizado na área do complexo que forma o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, um dos principais pontos turísticos de Fortaleza.
Chopp do Bixiga (Rua Dragão Mar, 108) http://www.choppdobixiga.com.br/
Instalado em um sobrado pertencente a um casario do inicio do século XX, o Bixiga também fica no Centro Dragão do Mar. Famoso pelo apreciado “chopp de vinho”.

Obs.: Amici’s e Bixiga são quase vizinhos, e ficam no Centro Cultural Dragão do Mar. Zug, Picanha do Cowboy e M Bar ficam próximos um do outro. O Degusti fica mais isolado dos demais e não tem outros bares no entorno.
Depois do barzinho, a balada
Mucuripe Club (Travessa Maranguape, 108 – Centro)
http://www.mucuripe.com.br/
Complexo com cinco ambientes super modernos que oferecem diversas opções: da MPB ao Rock, passando pelo Axé, Samba, Forró, Reggae, Hip-Hop, Blues, Música Eletrônica, entre outros. O Mucuripe trouxe à cidade grandes nomes da música nacional e internacional, além de promover festas que já fazem parte do calendário nacional de eventos. Sexta-feira é o melhor dia!
Órbita (Rua Dragão do Mar, 207 – Praia de Iracema)
http://www.orbitabar.com.br/
Essa boate é super freqüentada nas noites de quinta e domingos. Os barmens são famosos pelas acrobacias no preparo dos drinks. E você dança ao som do Pop-rock e Black Music.
Saiu da balada com fome?MonteCarlo Padaria e Delicatessen 24h
http://www.montecarlo.ind.br/
Além de vender massas, pizzas, sanduíches finos e até sushis, o MonteCarlo é uma padaria 24h que costuma reunir a galera nos fins de festa. Para alguns é parada obrigatória pra forrar o estômago, antes de pegar o rumo de casa.
Mas, se você quer “dançar outra dança”, o tradicional forró cearense, vai a dica:
Terça e sexta é dia de forró

Arre Égua (Rua Delmiro Gouveia, 420 – Varjota)
http://www.arreegua.com.br/
O Espaço Cultural reproduz uma cidade cenográfica do interior do Ceará, com suas casas, igreja, clube, casa paroquial, barbearia, mercado público e casa da luz vermelha. Ótima opção para conferir o ritmo cearense: o forró pé-de-serra. Todas as terças e sextas-feiras, a partir das 21h.
Quinta à noite é dia de comer caranguejo na Praia do FuturoO fortalezense tem o hábito de comer caranguejo nas noites de quinta-feira. Já é tradição sair do trabalho e reunir a turma nas barracas da praia. Muitas oferecem o crustáceo ao som de uma boa música e cerveja bem gelada.
Algumas opções:
Vira Verão
http://www.barracaviraverao.com.br/
Itapariká
http://www.itaparika.com.br/
Coco Beach
http://www.cocobeachbrasil.com/
Croco Beach
http://www.crocobeach.com.br/



Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

A Praia do Futuro também é indicada para o dia. Entenda uma coisa: as praias de Iracema e Meireles são para passear, admirar e curtir a gastronomia. Mas, não são adequadas para banho e não têm barracas bacanas. Portanto, se você quer pegar uma praia em Fortaleza, o lugar é a Praia do Futuro. De contrapartida, para hospedagem eu não indico. Esta última, fica distante de todo o resto e não oferece quase nada no entorno, além da praia.

Há outras opções para banho, como o Porto das Dunas, onde fica o Beach Park, e as praias um pouco mais distantes. Já, já, a gente fala sobre essas opções imperdíveis. Mas não deixe de ir um dia à Praia do Futuro pela manhã. Escolha um quiosque pertinho do mar, ou fique dentro da barraca. Pra quem não conhece, “barraca de praia” em Fortaleza, especialmente, na Praia do Futuro, significa “infra-estrutura” da melhor qualidade. E eu chamo a atenção para esse detalhe porque ainda não passei por nenhuma cidade praiana do Brasil (e eu incluo todo o nordeste), que ofereça em variedade e qualidade, barracas a beira-mar do porte que a Praia do Futuro oferece. Elas têm piscina, parque aquático, massoterapia, banheiros sofisticados e alta cozinha. Tudo isso em plena praia e à beira-mar.

Não é improvável que você aviste um grupinho de gringos acompanhados de mulheres nativas. O turismo sexual existe, infelizmente. E você não está livre de se deparar com esse tipo de coisa. E ele não precisa estar escrachado. Às vezes, está subentendido nas aparências.

Tardes de sábado:
Colher de Pau – (Rua Ana Bilhar, 1178 – Varjota)
http://www.restaurantecolherdepau.com.br/
Tradicional casa cearense, especialista em cozinha nordestina. O pagode anima as tardes de sábado (a partir das 16h) e reúne muita gente jovem e solteira.

Se você faz um estilo mais pacato, e deseja uma programação mais cultural e gastronômica, seguem sugestões:Pôr-do-sol na Ponte dos Ingleses

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

A Ponte dos Ingleses, popularmente conhecida como Ponte Metálica, costuma reunir as famílias e casais enamorados, só pra ver o pôr-do-sol, nesse bucólico recanto sobre o mar. Chegue às 5h. Em meia hora o sol se põe. É um espetáculo da natureza.
O sol se pôs?
Então, vá para o Centro Cultural Dragão do Mar!

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS! Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!
A boa, depois do pôr-do-sol na Ponte dos Ingleses, é ir direto para o Dragão do Mar que fica pertinho. Nesse centro cultural, você tem várias opções de museus, teatros, galerias de arte, cinemas, um planetário e muitos barzinhos. Enquanto chega a hora do chopp, não vai faltar o que fazer nesse complexo de arte e cultura. Tem um palco ao ar livre, onde há sempre shows de artistas da terra abertos ao público. E vale jogar conversa fora ao sabor do delicioso “Café Ouro Negro”, o carro-chefe do charmosérrimo Café Santa Clara (meu lugar preferido do Dragão).
Humor
O Ceará é berço do humor. Chico Anísio, Renato Aragão, Tom Cavalcante, Tiririca e Adamastor Pitaco são bons exemplos. Então, durante o ano inteiro, Fortaleza tem uma agenda de shows humorísticos de artistas locais, que acontecem em churrascarias, pizzarias, barracas de praia e teatros. Quando estiver em Fortaleza, adquira um dos jornais da cidade e consulte essa programação no Caderno de Cultura. Vir a Fortaleza e não assistir a um show de humor é como ir a Buenos Aires e não ver o tango.
Gastronomia. Lugares especiaisQuer comer o quê?
Frutos do Mar
Coco Bambu Frutos do Mar
(Av. Beira Mar, 3698)http://www.restaurantecocobambu.com.br/fortaleza.php - O lugar é super sofisticado, confortável, climatizado, tem vista para o mar, e a comida é perfeita. Ótima opção para o almoço e jantar. De dia, escolha uma mesa no mezanino, de frente para a praia, de preferência. À noite, a varanda superior é uma ótima e aconchegante pedida. Ao ar livre, dá direito à brisa e bela vista. Os pratos custam, em média, 60, 80 reais e servem até três pessoas.

Almoço Romântico a La Francesa
Piaf (Rua Silva Jatahy, 942) - Terça a sábado, almoço e jantar. Segunda, a partir das 18h, e domingo das 11h às 18h. Esse pequeno restaurante francês é especialmente aconchegante. No almoço, serve deliciosos pratos executivos com sobremesa inclusa, a preços bem justos (R$19,00). A comida é para comer com os olhos, antes de saborear. Uma verdadeira obra de arte. E a decoração também é um primor.

Comida Típica
Coco Bambu Pizzaria e Tapiocaria
(R. Canuto de Aguiar, 1317 – Meireles)
http://www.pizzariacocobambu.com.br/
Restaurante regional, com decoração rústica e vários ambientes. No almoço, delicioso self service. À noite, pizza no forno à lenha, tapiocas, crepes, etc..

Pizza (forno à lenha)
Coco Bambu Pizzaria e Tapiocaria (Rua Canuto de Aguiar, 1317 – Meireles)
http://www.pizzariacocobambu.com.br/
Geppo’s (Av. Beira Mar, 3222 e Av. Desembargador Moreira , 1011)http://www.geppos.com.br/sis.index.asp?pasta=1&pagina=23
Vignoli (Silva Jatahy, 1600 ou Frederico Borges, 125)
http://www.pizzavignoli.com.br/
Consagrada pela Veja Fortaleza como a melhor pizzaria de Fortaleza. A massa é fininha e crocante e deve ser comida com a mão. Para isso, eles disponibilizam luvas descartáveis. O ambiente é bem aconchegante.

Sefs Services (com ótima comida e ambiente)
Limone (Rua Pereira Valente, 1146)
Regina Diógenes (Av. Desembargador Moreira, 605 B)
Coco Bambu (R. Canuto de Aguiar, 1317 – Meireles)


Sushi
Soho (Avenida Senador Virgílio Távora, 999 - loja 06 – Meireles)Moyashi (Rua Frederico, Borges, 427 – Varjota)
http://www.moyash.com.br/
Dallas (Av. Dom Luis, 1219 – Meireles)
http://www.dallasfortaleza.com.br/
Casa do Frango (Av. Barão de Studart, 789)
http://www.casadofrango.com.br/
Ryori (Av. Dom Luis, 1113 – Meireles)
http://www.ryori.com.br/

Massas
Familia Giuliano (Av. Washington Soares, 909 - Shopping Salinas)
http://www.famigliagiuliano.com.br/fortaleza.html

Rodízio/Buffet
Boi Preto
(Av. Beira mar, 2500)
http://www.churrascariaboipreto.com.br/
Sal e Brasa (Av. Abolição, 3500 – Meireles)

http://churrascariasalebrasa.com.br/site/#/fortaleza/
Spettus (Av. Washington Soares 909 - Shopping Salinas)
Beach Park (Rua Porto das Dunas, 2734 Aquiraz – CE)
O Beach Park é um complexo que abriga várias áreas voltadas para diversão, lazer e turismo. Entre elas, o Aqua Park, o maior parque aquático da América Latina. São mais de 170 mil metros quadrados de diversão e emoção. Oferece várias opções de entretenimento, como o Maremoto, a maior piscina de ondas da América Latina, vários toboáguas, com destaque para o Insano, o mais alto do mundo, com 41m de altura, o rio artificial e nove áreas temáticas. Está localizado a 16 km de Fortaleza. Além do Aqua Park, há o Beach Park Suites Resort e Beach Park Praia, uma área à beira-mar com restaurantes e bar. Se você tiver oportunidade, passe um fim-de-semana no resort do complexo. Ou, no mínimo, um dia inteirinho por lá. Vale muito a pena! Não esqueça o protetor solar. Fortaleza tem uma briza constante que refresca, disfarçando os efeitos nocivos do sol.
Praias
As praias do Ceará são famosas mundialmente. Tudo o que a natureza reúne de belo, pode ser visto no paradisíaco litoral cearense. Cada praia é única, tem sua singularidade. Abaixo, apenas algumas. Veja as fotos e tente descobrir (se for capaz) por qual você se sente mais atraído.

Lagoinha (130 km de Fortaleza)
Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!
Fleixeiras (148 km de Fortaleza)
Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Canoa Quebrada (166 km de Fortaleza)
Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!
Praia das Fontes (87 km de Fortaleza)
Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Jericoacoara (350 km de Fortaleza)
Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!
Mundaú (150 km de Fortaleza)
Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

Compras
Monsenhor Tabosa
Uma rua comercial com vários quarteirões de lojas de calçados e confecção local.
Mercado Central
No Centro da cidade, é um bom lugar para comprar todos os tipos de artesanato, lembrancinhas e a tradicional castanha de caju, por um preço justo. Dica: pechinche!

Bem, espero que esse roteiro ajude a fazer mais feliz, a sua estada no Ceará. Aproveito para convidar você, leitor, conterrâneo ou não, a usar o espaço de comentários para considerações, críticas, ou novas dicas que contribuam para mostrar, fielmente, “o melhor de Fortaleza”.
...
Fotos divulgação.


This entry was posted on quinta-feira, agosto 20, 2009 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

12 comentários:

    Deia Markan disse...

    Este roteiro está completíssimo até mesmo para uma cearense, como0 eu!
    Como eu havia dito anteriormente, dá vontade de imprimir e seguir ele à risca!
    beijo e obrigada por ter nos presenteado com estre trabalhão!!!
    Andrea Markan

  1. ... on 22 de agosto de 2009 às 12:25  
  2. Enzo Piton disse...

    Cris, muito boa esta sua idéia de postar um roteiro, será muito útil, parabéns colega.

  3. ... on 24 de agosto de 2009 às 05:12  
  4. Graça Gomes disse...

    Teria se dado bem também se tivesse seguido a carreira de turismo. Perfeita a postagem.

  5. ... on 25 de agosto de 2009 às 09:54  
  6. Leonor Coimbra disse...

    Amigaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!
    Demorei mas aprovei demais!!!!!!
    O Melhor de Fortaleza está aqui, com certeza! Está ULTRA, HIPER, SUPER, MEGA, EXTRA, POWER!!!!!
    ADOREI!
    Bjs, Leonor

  7. ... on 10 de setembro de 2009 às 16:07  
  8. Paula Izabela disse...

    Nossa... Q saudades fiquei de Fortaleza lendo seu texto. Espero encontrá-la por lá em breve.
    Beijão, amiga!

  9. ... on 16 de outubro de 2009 às 03:45  
  10. Anônimo disse...

    Amiga!!!
    Deu uma saudade agora... ô meu Ceará bom!!!
    Beijos Lu

  11. ... on 2 de novembro de 2009 às 08:36  
  12. Anônimo disse...

    oi ... pq vc ñ mensionou o cumbuco nesse roteiro ? bjuss

  13. ... on 20 de fevereiro de 2010 às 17:40  
  14. Cris Grangeiro disse...

    Respondendo ao questionamento acima: indo em direção à Costa Oeste (onde fica o Cumbuco), é muito mais interessante(ao meu ver) conhecer Lagoinha, Fleixeiras, Mundaú e Jericoaquara. A praia do Cumbuco parece-me muito comum, comparada a essas praias citadas.

  15. ... on 20 de fevereiro de 2010 às 18:57  
  16. Anônimo disse...

    oi , gostei de vc ter respondido tão rapido..
    me de uma dica de um forro ai q ñ seja de baixaria , bem tipico da sua terra mais de nivel , pois passei o mes de janeiro passado inteiro e vim embora pra são paulo sem conhecer um se quer , mais em março to voltando e alem de suas dicas queria conhecer de perto o foro da sua terra , bjus obrigada

  17. ... on 20 de fevereiro de 2010 às 20:22  
  18. Cris Grangeiro disse...

    Cara "anônima"(rs),você terá oportunidade de curtir um bom forró, ao som da sanfona, e com um público qualificado, no "Arre Égua". O espaço tem uma arquitetura bem típica e reproduz uma cidade do interior do Ceará, com barbearia igrejinha, "cabaré", etc.. É tudo cenográfico, bem legal mesmo. Quando estiver aqui, confira se os dias de forró continuam às terças e sextas. Este estabelecimento está citado no roteiro acima, com endereço e site. É só conferir. No "Arre Égua" o público predominante é o turista. Agora, se quiser ir numa casa de forró frequentada pelo jovem cearense, com bandas de forró tradicionais do Ceará, a melhor casa é o "Forró no Sítio"- www.forronositio.com.br. Caso deseje deixar o seu e-amil, não me custará nada esclarecer melhor algumas dúvidas e dicas. Espero que aproveite bem o que há de melhor no nosso querido Ceará. Um abraço!

  19. ... on 22 de fevereiro de 2010 às 08:35  
  20. Anônimo disse...

    oi cris.... amei seu blog, estou me mudando pra fortaleza e preciso de uma ajuda sua , vou mo rar na praia de iracema e queria referncias de escola de ensino fundamental para minhas filhas de 8 e 11 anos , vi uma escola chamada antares, mais confesso me assutei com a mensalidade . seria possivel vc me indicar outras escolas proximo a praia de iracema , ñ estou encontrando , e ja vou me mudar pra fortaleza no proximo dia 15 do mes q vem , se vc puder me ajudar ficarei muito agradecida... bjus e desde de ja obrigado

  21. ... on 22 de março de 2010 às 18:57  
  22. Cris Grangeiro disse...

    Olá! De que cidade você é? O Antares é um excelente Colégio. Tenho filhos de amigas que estudaram lá. Mas, há outros. Você não gostaria de me passar um e-mail para trocarmos uma idéia?
    Se eu puder ajudar... Beijo! Meu endereço eletrônico: crisgrangeiro@terra.com.br
    Obs.: você vai adorar Fortaleza!

  23. ... on 22 de março de 2010 às 20:15